Patologias da Mão

A cirurgia da mão é uma especialidade médica que trata das lesões que ocorrem no sistema osteoarticular incluindo ligamentos, sistema músculo-tendinoso, nervos e pele das mãos (incluindo o punho e antebraço distal).
Estas lesões podem ser:
a. Traumáticas: luxações, fraturas (dos dedos, da mão, do punho e do antebraço distal), e lesões dos nervos, tendões, que podem ser causadas por cortes, perfurações, esmagamentos, etc.
b. Não traumáticas: entre as mais comuns destacamos as tendinites e tenossinovites, compressão dos nervos (a mais frequente é a do nervo mediano, na síndrome do túnel do carpo, em que o paciente acorda com formigamento e/ou dor nos dedos), artrose, mão reumatóide com as suas deformidades, diminuição da amplitude do movimento dos dedos e punho, etc.

As formas de tratamento dependem do grau e tipo da lesão podendo ser conservador e cirúrgico (que pode ser aberta ou por vídeo artroscopia e endoscopia). Nós também tratamos dos problemas que acometem o cotovelo, como cotovelo de tenista, de golfista, fraturas e luxações.